Ano Cleliano da Humildade e Caridade: O que fazemos ao próximo é a Jesus que o fazemos

Imagem

Iniciemos este momento com as palavras da Bem-Aventurada Clélia Merloni:  “Lembrem-se bem e procurem jamais esquecer que o que fazemos ao próximo é a Jesus que o fazemos. Vocês querem saber o que Jesus nos responde, quando lhe dizemos que o amamos? Adverte-nos, declarando que a medida do amor que dedicamos ao próximo (inclusive às pessoas que nos fizeram algum mal ou que nos são naturalmente antipáticas) será a medida do nosso amor para com Ele. Portanto, se vocês realmente amam seu Esposo Jesus, devem dominar os sentimentos de aversão e de rancor, para acolher todos com a máxima bondade e benevolência. Jesus, que vê seu esforço para praticar, do melhor modo possível, aquela caridade que Ele mesmo exige de nós, recompensá-las-á na medida de suas lutas para dominar a si mesmas”. (Um Coração que ama, Livro 6, Carta 11, p. 33).

O amor ao próximo é o ensinamento mais forte vindo de Jesus Cristo. Pois, por meio dele é possível colocar em prática todos os outros ensinamentos. Afinal, quando amamos o próximo, fazemos ao outro tudo o que gostaríamos que fizessem conosco, como respeitar, acolher e ter empatia. Jesus sempre deixou um amplo legado de amor ao próximo. Basta ver os registros dos discípulos e Apóstolos que em suas narrativas imortalizaram ensinamentos e lições inspiradoras que são absolutamente práticas para as nossas vidas.

Dentre todas as lições, uma delas chama bastante atenção: A parábola do bom samaritano. (Lc 10, 29-37). Leiamos e meditemos este ensinamento de Jesus.