A educação bilíngue tem, cada vez mais, sendo um diferencial na escolha dos pais e responsáveis sobre o projeto pedagógico ideal oferecido no colégio.
A adoção de um novo idioma em sala de aula está alinhado à globalização e à necessidade de conseguir se comunicar universalmente; fatos que contribuíram com a decisão da BNCC em apontar o inglês como língua franca e colocá-la como obrigatória a partir do 6º ano do ensino fundamental.
No entanto, quanto mais cedo a criança tiver contato com um novo idioma, mais facilidade ela terá na compreensão e na comunicação, pois este novo idioma estará sendo desenvolvido juntamente com as demais experiências.
E se você — pai, mãe ou responsável — está buscando mais informações sobre os benefícios e os diferenciais da educação bilíngue, continue a leitura deste conteúdo e veja como ela é aplicada nas escolas.
Antes de compreender melhor sobre a educação bilíngue, é importante perceber a diferença entre este modelo de ensino e as aulas de inglês, para que suas expectativas estejam alinhadas com a proposta de aprendizagem.
A educação bilíngue compromete-se com a aprendizagem natural do inglês, integrando as disciplinas da grade curricular ao segundo idioma; ao contrário das aulas de inglês que enfatizam o aprendizado da gramática e exploram o idioma em lições semanais.
Assim, a educação bilíngue garante uma experiência mais completa, estabelecendo o conteúdo programático — das aulas de matemática, história e geografia, por exemplo — de forma que ele possa ser aplicado tanto na língua materna quanto na estrangeira.
A proposta de educação bilíngue oferece uma formação abrangente ao educando, considerando as oportunidades futuras no mercado de trabalho ou até mesmo em universidades estrangeiras. Ou seja, o aprendizado não está direcionado apenas à fala e ao entendimento do inglês, mas sim à instrução e construção do conhecimento utilizando a língua inglesa como recurso.
Em 2015, uma pesquisa realizada pela Unicamp e citada no artigo da Pearson Global School, apontou que a criança bilíngue possui maior capacidade oral e de compreensão da escrita, além de ter maior facilidade em transferir a instrução da leitura de uma língua para outra.
Portanto, a educação bilíngue engaja o aluno com os aspectos culturais, sociais e linguísticos, estimulando-o a ter vivência com o cotidiano do país de origem da língua estrangeira.
Em parceria com instituições especializadas no Ensino Bilíngue, a Sagrado - Rede de Educação implementa o programa seguindo a abordagem metodológica CLIL, que promove a aprendizagem por meio da integração entre linguagem e conteúdos.
Assim, a educação bilíngue interage com a matriz curricular, potencializando a preparação, formação e participação ativa dos alunos, adotando estratégias dinâmicas de aulas totalmente em Inglês, com um equilíbrio linguístico de dois idiomas: o pátrio e outro.
Quer conhecer mais sobre o programa de Educação Bilíngue nas Unidades Educacionais da Sagrado - Rede de Educação?
A Sagrado Rede de Educação é certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.
Clique AquiAcesse nossa Loja Virtual e compre Materiais Didáticos e Uniformes Escolares com toda facilidade e tecnologia.
Clique AquiConheça e se encante com a história da vida de nossa fundadora, a Bem-Aventurada Clélia Merloni.
Saiba MaisHoje, são 10 unidades educacionais, espalhadas por 5 estados no Brasil, que constroem diariamente uma história de sucesso.
ConheçaA Sagrado - Rede de Educação, é certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.