Durante o processo de alfabetização, a criança aprende um sistema de representação abstrato, pois se trata de representar os sons da fala através de grafia. Sendo assim, inicia-se a aprendizagem da língua escrita através de dois processos: a alfabetização e o letramento.
A alfabetização consiste no processo de aprendizagem do sistema de representação dos sons da fala, ou seja, como transformamos os fonemas (sons) em grafemas (letras).
No letramento, além da criança dominar a mecânica da leitura e da escrita (identificar as letras e fonemas, realizar as junções, etc.), ela também faz o uso dessas habilidades em diversas situações sociais: interpretação, compreensão, organização de discursos e reflexões.
Esses processos são complexos e devem caminhar juntos com a alfabetização e o letramento. É preciso iniciar com o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita nas práticas sociais entendendo que a alfabetização e letramento devem ter tratamento metodológico diferente e, com isso, alcançar o sucesso no ensino-aprendizagem da língua escrita, falada e contextualizada.
Segundo Magda Soares (2021) “Também os processos de alfabetização e letramento são diferentes, envolvendo, cada um, conhecimentos, habilidades e competências específicos, que implicam processos de aprendizagem diferenciados e, consequentemente, procedimentos diferenciados de ensino”.
Assim como para os professores, sabemos que para as famílias tem sido um tempo com grandes desafios, portanto listamos algumas dicas que podem contribuir e apoiar as crianças no processo de alfabetização e letramento.
• Reserve um espaço para o estudo;
• Apoio visual: é importante que nesta fase a criança visualize o mundo letrado, então em seu cantinho de estudo coloque o alfabeto, sílabas e palavras para que estimule e para que a criança tenha cada vez mais interesse;
• Motive seu filho demonstrando interesse pelo o que é proposto;
• Converse sobre a rotina e sobre o que ele aprendeu;
• Leitura como hábito: nada é mais importante nesta fase do que a leitura. Com ela, os pequenos começam a dar os primeiros passos para a alfabetização e, por isso, o hábito deve ser sempre incentivado. Neste caso, a dica é que os pais tirem um tempo, seja durante o dia ou mesmo antes de dormir, para ler com as crianças, garantindo que a criança tenha acesso ao livro e que possa acompanhar a leitura com os responsáveis;
• Brincadeira com escrita: aprender a escrever é um processo que se desenvolve aos poucos. É necessário que os pais tenham paciência, e, para isso, o uso de brincadeiras lúdicas é bastante incentivado. Criar espaços nos quais a criança possa desenhar as letras, ter o alfabeto sempre à mostra e implementar maneiras no cotidiano para que a criança possa usar a escrita são fundamentais;
• Brinquedos educativos: além dos brinquedos mais sofisticados, alguns mais comuns também são bons exemplos para ajudar na alfabetização, como letras de EVA, lousas mágicas e dados com as letras do alfabeto;
• Recite as rimas favoritas do seu filho;
• Brinque de encontrar palavras que rimam.
Entre todas as dicas importantes o mais essencial é que acompanhe o processo de alfabetização do seu filho e garanta que ele ocorra da forma mais leve e agradável possível, é como se estivesse aprendendo a caminhar. São os primeiros passos que permitirão que as crianças desenvolvam habilidades de comunicação, posicionamento e aprendizado sobre o mundo em que vivem!
Com carinho, Professora Juliana Arthuso | Colégio São Francisco - Bauru/SP
A Sagrado Rede de Educação é certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.
Clique AquiAcesse nossa Loja Virtual e compre Materiais Didáticos e Uniformes Escolares com toda facilidade e tecnologia.
Clique AquiConheça e se encante com a história da vida de nossa fundadora, a Bem-Aventurada Clélia Merloni.
Saiba MaisHoje, são 10 unidades educacionais, espalhadas por 5 estados no Brasil, que constroem diariamente uma história de sucesso.
ConheçaA Sagrado - Rede de Educação, é certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.