Aula invertida - Substantivos
Ao preparar uma aula invertida, os alunos dos 6ºs anos do Ensino Fundamental - Anos Finais, primeiramente visitaram a biblioteca para pesquisar sobre substantivos, um tema já familiar, mas que requer constante aprofundamento. Essa etapa não apenas reforçou a importância da pesquisa autônoma como também permitiu que revisitassem e expandissem seus conhecimentos prévios de forma mais engajada.
A segunda fase da atividade envolveu a criação de mapas mentais, uma ferramenta visual que ajuda na organização e na sistematização das informações de maneira criativa e acessível. Ao apresentarem seus mapas mentais para a turma, os estudantes não só demonstraram seu entendimento sobre os substantivos, mas também desenvolveram habilidades de comunicação e colaboração, essenciais para o sucesso acadêmico e pessoal.
Essa estratégia de aula invertida, portanto, não apenas facilitou a revisão de um conteúdo importante, como também promoveu competências valiosas para o futuro acadêmico dos alunos, reforçando a relevância de métodos ativos de aprendizagem no ambiente escolar.